Por que é importante investir em marketing digital em tempos de crise

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O Brasil e o mundo estão enfrentando uma guerra contra o COVID-19. Especialistas em infectologia e economia ainda não podem dar um panorama sobre o verdadeiro impacto da pandemia na vida social. Porém, podem prever alguns dados e nos ajudar a tomar decisões para os nossos negócios.

 

É verdade que o isolamento social e as medidas preventivas de saúde afetam diretamente na arrecadação de diversas áreas do comércio. A onda quebrando em cima de pequenos, médios e grandes empresários é imensa. Mas a boa notícia é que temos ferramentas que podem trabalhar a nosso favor e nos ajudar a furar essa grande onda da maneira que mais importa agora: com segurança e preservação da saúde coletiva.

 

De uma coisa temos absoluta certeza: é tempo de nos renovar, nos atualizar e de pensar novas estratégias e maneiras de conectar nosso trabalho aos nossos possíveis clientes. Mais do que nunca, será preciso aproximar as pessoas do que temos para oferecer para o mundo.

 

Mas o que fazer com minha empresa diante do coronavírus?

Resumindo nos 5 pontos abaixo e desenvolvendo esse assunto ao longo do artigo, essas são estratégias para sua empresa se destacar diante de qualquer crise:

 

1. Não se apegue aos modelos antigos

2. Crie novas janelas

3. Descubra seus pontos mais fortes

4. Refaça seu planejamento financeiro

5. Se aproxime ainda mais do seu cliente

 

1. Se tudo mudou no mercado, mude também

Sabemos que é um grande desafio mudar todo planejamento e método de trabalho assim, de uma hora para outra. Mas o que precisamos focar agora é: diante de uma crise, o mercado muda, então precisamos nos transformar junto.

Tomar medidas bem pensadas e analisar bem o cenário é muito importante, assim como a rapidez para definir novos posicionamentos. Se o comportamento do consumidor mudou bruscamente e nada estava planejado, procure não se apegar nos modelos que a empresa estava acostumada antes do problema existir. Diante de uma crise, o importante é compreender a necessidade de abrir mão da zona segura e partir para novas ações.

 

2 – Para enxergar soluções, crie suas próprias janelas

A certeza de “eu preciso fazer alguma coisa”, todo empresário tem quando enfrenta um novo obstáculo ou quando sente sua empresa prestes a ter perdas. Porém, nem sempre estamos com a faca e o queijo na mão para solucionar esses problemas. Geralmente, quando somos pegos de surpresa, demora até enxergarmos aonde estamos e para onde devemos direcionar a vela do barco.

É preciso ter em mente a verdade sobre nem sempre existir um espaço para fazer seu negócio operar tranquilamente. Em momentos de crise, os locais comuns de relação comercial são chacoalhados e as estruturas se enfraquecem. O que não podemos deixar acontecer é nosso gerenciamento enfraquecer junto. Se os espaços que conhecemos estiverem interditados e as janelas fechadas o que precisamos fazer é construir janelas novas para enxergar melhor.

 

Mas o que significa isso?

Se você está habituado, por exemplo, a trabalhar no seu comércio, escritório, sala de aula e de repente, seus clientes ou alunos não aparecem mais e você se sente obrigado a fechar as portas para proteger sua saúde e a de todos ao seu redor, como é o caso de quase todo empresário nessa pandemia, não adianta continuar operando nesse espaço interditado ou olhar pra fora com sua janela fechada. A solução neste momento é criar espaços seguros.

 

Hoje temos ferramentas infinitas na internet e profissionais especializados em conectar empresas a pessoas. Esse, sem a menor dúvida, é um novo espaço para atuar e reconfigurar seu negócio.

 

A questão é a seguinte: você está presente de fato nas mídias digitais? E… como?

 

Se a sua empresa estiver na web e ainda não tem o retorno esperado, a verdade é que talvez você precise fazer uma reforma na maneira da sua marca se expressar. Seja no seu website ou nas redes sociais: Pense. Analise. Transforme.

 

3 – Mostre para o mundo e para os clientes o seu melhor

 

O momento agora (e em qualquer crise) é de explorar as qualidades do seu trabalho e se mostrar ativo, confiante e capaz para o seu público. Em períodos difíceis, as pessoas tendem a reavaliar em quem devem confiar e isso também vale para as relações com as empresas. Mostrar para seus potenciais clientes o que sua empresa faz de melhor é uma boa maneira de expressar seus pontos fortes e gerar uma boa relação com o público.

 

4 – Modifique seu planejamento financeiro com cautela

Quando pensamos em crise econômica, imediatamente vem uma palavra na cabeça: cortes. Certamente quando enfrentamos períodos difíceis, precisamos reavaliar o planejamento financeiro da empresa e conseguir tomar as melhores decisões para investimentos e gastos.

 

Uma prática comum entre alguns gestores é começar a fazer os cortes no setor de marketing. Essa é uma área da qual você precisa ter bastante cautela para evitar prejuízos ainda maiores nos próximos meses. A realidade é que trabalhar a sua imagem em momentos de crise é ainda mais importante para fortalecer a marca e evitar grandes impactos.

 

Analise todo planejamento anual e remaneje a verba para os setores capazes de gerar um retorno de investimento (ROI) mais eficaz. Por exemplo, se a sua empresa investe X% em marketing para levar seus clientes até a loja física, faça cortes nessas mídias e redirecione para campanhas de marketing digital.

 

Se você ainda não tem uma presença online, a hora é agora de investir no seu website, nas mídias sociais e no treinamento de pessoal para atendimento SAC 2.0.

 

5 – SEJA PRESENTE na vida dos seus potenciais clientes

As pessoas nunca estiveram tão conectadas. Essa é uma verdade ressoante em todo mundo digital. Apesar do Covid-19 ter causado o afastamento social, o número de conexões através de mídias como Facebook, Whatsapp, Youtube e Instagram tem crescido a cada dia. Seus clientes estão online por mais tempo no dia a dia e você também precisa estar.

 

Se antes já falávamos da importância das empresas terem seu espaço na internet, agora essa presença se tornou indispensável, simplesmente porque é maneira mais segura e eficaz de estar perto do público-alvo hoje. Por isso, mostre para todos que você está verdadeiramente disponível, ofereça o máximo de canais de comunicação para seus clientes, produza conteúdos relevantes para as pessoas terem a certeza de que podem confiar na sua empresa.

 

Nessas fases complicadas de crise econômica e principalmente agora com essa pandemia, as pessoas farão novas escolhas de onde e como investir dinheiro. A menor das compras será pensada mil vezes antes da palavra final. Garanta um bom diálogo com o público e mostre que ficar do seu lado é uma excelente opção para todos os momentos. Fortaleça sua presença e importância.

 

Okay. Depois dessas dicas você pode estar pensando na possibilidade de transformar sua imagem na internet. Mas como e por onde começar os trabalhos?

 

Se você não tiver um website ou se precisar de dicas relevantes para redirecionar os caminhos da sua empresa, sinta-se à vontade para conversar com nossos especialistas sem nenhum compromisso. Podemos te ajudar em cada etapa e apontar diferentes caminhos para impulsionar sua empresa e fortalecer sua marca nas mídias digitais.

 

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